UmbandaA Umbanda é uma religião tipicamente brasileira e bem  diversificada,pois possui traços de outras religiões,como a religião Espírita,religião Católica,Candomblé e de raízes Indíginas.

Os Orixás são cultuados nessa religião de um ponto de vista diferente das origens Afros (Candomblé).

Os médiuns são irradiados e trabalham (incorporam) com certas entidades,que podem ser:

Pretos Velhos,Caboclos,Ciganos,Exus e Pombagiras,Boiadeiros,Baianos entre outros.Esses espíritos geralmente são bem evoluídos e de muita luz,os quais chamamos de guias espirituais,pois se manisfestam com energias da natureza e com a vibração dos Orixás.

Podemos citar por exemplo:Caboclos de Oxalá,caboclos de Oxóssi,caboclos de Iemanjá,caboclos de Ogum (Ogum Rompe Mato).etc

Essas “entidades” irradiam e canalizam em seus médiuns (cavalos),as energias da narureza e assim estão ajudando e fortalecendo nossas almas,pois todos nós temos problemas espirituais,dores morais e físicas.

A Umbanda é paz,sabedoria,caridade,cumplicidade e principalmente Amor.

Candomblé

O Candomblé veio da Africa e é também muito diversificado,pois ele é dividido em nações.Quando o povo  escravo veio para o Brasil,trouxe consigo sua cultura,que é cultuada até hoje!

Candomble

As nações que são mais predominantes são:Nação Yorubá (nagôs,pois seu povo veio predominantemente da Nigéria) e Djedjes,pois predominavam mais na região de Daomé.

No Candomblé os médiuns são Ocupados (incorporam)os Orixás que regem suas vidas e assim permitem,que essas forças extraordinárias na natureza elevem seus espíritos e que fortaleçam seus corpos,para que tenham muito Axé.

Se o Ilê (casa), for puramente de  Candomblé,jamais veremos médiuns incorporando guias espirituais da Umbanda,como pretos Velhos,Caboclos Exus e Pombagiras,pois eles são considerados Eguns.

 No Candomblé as consultas são feitas através do “jogo de búzios” ou “Ifà”, não aceitando a comunicação de espíritos (eguns), sendo portanto vetada sua incorporação.

UMBANDA CANDOMBLÉ/NAÇÃO
Religião tipicamente brasileira, com influência africana,indígena e européia (Kardecismo). Origens Africanas
Incorporam Caboclos, Pretos Velhos,Exus e Pombagiras,Povo Cigano etc. Somente Orixás ocupam os médiuns
Boiadeiros,Baianos,Ciganos são exemplos,de guias espirituais. O caboclo, preto-velho, etc. são considerados eguns.
É uma religião predominantemente brasileira que trabalha com o sincretismo. É dividida por nações: Queto, Angola, Nagô e Djedji.

Gostou?Divulgue